Caminhe nas 12 horas do dia

13/09/2018 11:20
                       
 

 Depois disse aos seus discípulos: ‘Vamos voltar para a Judeia’.

 Estes disseram: ‘Mestre, há pouco os judeus tentaram apedrejar-te, e assim mesmo vais voltar para lá?’

Jesus respondeu: ‘O dia não tem doze horas? Quem anda de dia não tropeça, pois vê a luz desse mundo.

 Quando anda de noite tropeça, pois nele não há luz'”.

João 10-7:10

 

 
No evangelho de João lemos uma das mais enigmáticas frases de Jesus, que apenas se bem contextualizada poderá ser corretamente entendida. E se corretamente entendida esta passagem nos traz um ensinamento que nos conduz e dá coragem em nosso percurso cristão, para que, a entendendo devidamente, nunca olhemos para trás. Mas vamos ao contexto:
 
INTRODUÇÃO
Em Jerusalém, Jesus declarou-se Filho de Deus, entrou em confronto com os fariseus com respeito à hipocrisia, foi chamado de endemoninhado, curou enfermos e foi ameaçado de apedrejamento por duas vezes, mas fugiu da cidade e foi para o deserto. Depois de uns três ou quatro dias quando soube que Lázaro estava enfermo decidiu voltar para a Judeia. Nesse momento ocorre o diálogo acima.


A Lógica humana e a direção divina


E nessa conversa entre Jesus e os discípulos ficam estabelecidas duas condutas na hora de tomar decisões: A Lógica Humana e a Direção Divina (a qual é ilógica no raciocínio natural). A lógica humana é tratada como as 12 horas da noite e a Direção Divina como as 12 horas do dia.
A lógica humana  está impregnada de racionalidade, razão, coerência, etc.: 
 Estes disseram: ‘Mestre, há pouco os judeus tentaram apedrejar-te, e assim mesmo vais voltar para lá?’
Nesse mesmo raciocínio muitas pessoas conduzem suas vidas, negócios e decisões e assim contrariam a direção divina.
Mas a lógica humana gera tropeço: 
"Quando anda de noite tropeça, pois nele não há luz'”.
Os discípulos estão na lógica humana quando dizem para não voltar para Jerusalém. Note os seus argumentos e veja como eles têm razão quando analisada pelos olhos da carne. Por andar nessa lógica humana Judas traí, Tomé não crê, Pedro O nega e todos se afastam dele na hora da crucificação. Dessa forma quando crentes tropeçam tenho que decidir entre acreditar que Jesus não tem razão no que diz ou que eles andam nas doze horas da noite.
 

A Direção Divína

 
 
Jesus diz que na direção divina não existe tropeço: 

"Quem anda de dia não tropeça, pois vê a luz desse mundo."

Já vimos que não são as circunstâncias, a razão das coisas e a lógica que devem conduzir o cristãoApenas a fé na Palavra de Deus!
O Justo viverá pela fé!
A Bíblia nos diz que o justo viverá pela fé mas poucos estão dispostos a “viver pela fé” para conquistarem, prosperarem, melhorarem de vida. Mas Jesus corre perigo e está disposto a sofrer o dano por acreditar que a direção divina é melhor.
Sabemos que a direção divina neste mundo pode trazer dor e tribulação, afinal estamos num mundo que combate contra Deus, que ama o pecado e odeia a verdade, mas sabemos que a missão do cristão aqui não é um passeio e que no final da carreira, Deus que é justo, nos retribuirá qualquer custo ou sacrifício que passemos pelo amor a Ele.
Essa é a promessa e é nisso que devemos confiar, caso contrário andaremos na lógica humana que muitas vezes pode trazer o rápido benefício, mas este é apenas transitório e que segundo Jesus gera tropeço.
Assim esperamos que esta lição de Jesus lhe dê a força e a coragem necessária para continuar o seu caminho cristão e sua missão de evangelização, ainda que muitos o chamem de “louco”, fanático, ou seja lá o que for.
A lógica humana pode até parecer fazer sentido na vida mundana, mas se contrária à Divina devemos lembrar que essa lógica é efémera e que a de Deus nos trará um sentido maior à nossa vida neste mundo e finalmente a paz e a vida eterna.
Caminhe então de dia e não olhe para trás pois não há limites para os filhos da luz!

 

Fonte:

AS DOZE HORAS DO DIA- Vida Cristã

https://joelstevanatto.wordpress.com/2010/04/15/as-doze-horas-do-dia/