É idolatria adorar a Jesus?

09/05/2016 12:15
                              
A idolatria é usualmente definida como a prática de adoração a ídolos, valores e ideias em oposição à adoração a um Deus monoteísta. A idolatria é considerada um dos maiores pecados nas religiões centradas na Bíblia, contrastando com religiões onde esta atividade não é considerada como pecado.
A idolatria é um grande perigo. Ela nos leva a adorar outras coisas que não são Deus. Apenas Deus merece nossa adoração. Nada é mais importante que amar a Deus sobre todas as coisas, esse é o primeiro mandamento:
"AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODO O ENTENDIMENTO"
Mt 22,37
 
Contrariamente ao que muitos pensam idolatria não é apenas adorar outros deuses, santos ou imagens sem vida. Idolatria é colocar qualquer coisa acima de Deus em nossa vida. Podemos idolatrar uma pessoa, um emprego, uma ideologia política,um clube de futebol, o dinheiro, um filho, o sexo, etc... Para evitarmos a idolatria, devemos sempre colocar Deus em primeiro lugar em tudo que fazemos, pois será isso que nos impedirá de cometermos erros de avaliação que nos prejudicam não só a nós, mas também aos outros.
 

Mas e quanto a Jesus? Não será então adorar a Jesus uma idolatria?

 
Os judeus ortodoxos e muitos outros anticristos acusam os cristãos do pecado de idolatria por adorarem a Jesus, pelo que é importante como cristão saber responder a essa acusação.
A Jesus não se idolatra quando se O chama Deus, pois, Ele mesmo disse vós me chamais Senhor e Mestre, e fazeis bem, pois Eu Sou” (João 13:13). E mais: “Eu e o Pai somos Um” (João 10:30). E ainda: “Quem me vê a mim, vê o Pai” (João 14:9). Ele aceitou adoração e foi adorado mesmo antes de ressuscitar dos mortos.
Ora, o Novo Testamento diz que “Ele é a imagem do Deus invisível” (Colossenses 1:15) e “a imagem exata do Ser de Deus” (Hebreus 1:13). Além disso, Ele foi também executado por se declarar Filho de Deus e Filho do Homem, ambas as expressões vinculadas a Deus quando se enviasse ao mundo. Ora, conforme entenderam as autoridades judaicas, Ele se fazia assim igual a Deus.
Portanto, ao adorar o Jesus que se revelou aos apóstolos, conforme os evangelhos, não se comete idolatria, posto que Ele seja Deus conosco.
Mas comete-se idolatria em Jesus e por adorá-Lo, quando não se o vê como acima descrito.
Sim, o Jesus “profeta”, o Jesus “Mestre”, o Jesus “Guia”, o Jesus “Espírito de Luz”, o Jesus “Bom”, etc... — conforme Ele mesmo disse, não deve ser adorado. Se você não enxergar Jesus como Deus e Criador, aquele que na cruz assume toda a responsabilidade por sua criação, dando por seu Grande Amor uma porta de libertação ao homem perdido, você não deve adorar a Jesus!
Foi um jovem rico quem a Ele veio [...] vendo-o como “profeta” e que, ao referir-se a Ele como “Bom Mestre”, Dele ouviu o seguinte: Por que me chamas de bom? Bom há um só, que é Deus” (Marcos 10).
Com isto Jesus dizia: “Se eu não sou Deus para você, não cometa a idolatria de me tratar como Deus, se para você eu não sou nada além de um mestre e profeta do bem”.
Portanto, comete-se idolatria contra Deus quando se adora ao Jesus que não é Deus, mas apenas uma emanação, um profeta, um mestre, um guia espiritual, etc, tal como vemos tantas doutrinas New Age a fazer hoje em dia.
Eu, porém, sei que Jesus é Deus; e sei que Deus estava em Cristo; e sei que Ele é Deus conosco; e sei que Ele e o Pai são Um!
Mas se para mim Ele fosse um ele do bem, e assim mesmo eu o adorasse, estaria, em mim, na minha consciência, pecando contra Deus, posto que estaria dando a um homem a adoração que somente se dá a Deus!
Quem não crê que Jesus é Deus, mas o adora por qualquer razão; seja habito, seja costume, seja irreflexão; seja porque razão for... — comete idolatria contra Deus.
Também se comete idolatria quando se “usa” o nome “Jesus” como força e poder, mas sem que se O discirna como Aquele que é o Emanuel; ou seja: Deus conosco!
Não existe discipulado de Jesus se para o discípulo Jesus não é Deus!
Qualquer leitura básica dos evangelhos e do NT como um todo expressa bem essa realidade. Quanto a mim... outro Jesus que não esse, jamais seria por mim adorado.
É pecado adorar a um “Jesus” que não seja o Jesus dos evangelhos!
 

Jesus, O Criador

Sendo assim e resumindo, para um Verdadeiro cristão, Jesus é o Messias, ELE É O DEUS CRIADOR, SENHOR ABSOLUTO e está acima de todas as coisas: 
Só amamos verdadeiramente seja o que for quando amamos Jesus em primeiro lugar, será esse amor que nos tornará verdadeiramente amorosos. justos e integros para com todo o nosso semelhante. Foi Ele que nos salvou das trevas e para que se honre o Pai tem que se honrar o filho:
Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,
para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
"Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.”

João 5:22-24
Amém Senhor Jesus!

 

Fonte:

É PECADO ADORAR A UM “JESUS” QUE NÃO SEJA O JESUS DOS EVANGELHOS!

www.caiofabio.net/conteudo.asp?codigo=06364