Jesus ou Pedro, quem é a Pedra onde assenta a igreja de Cristo?

27/07/2018 16:33
                       
 
E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.


Mateus 16:13-19
 
 
Baseada nesta passagem a igreja católica fundamenta um dos seus maiores dogmas, eles afirmam que Pedro, o discípulo de Jesus e também segundo eles o primeiro Papa, é que é a pedra em que assenta a igreja de Cristo. Mas antes de irmos propriamente ao tema do artigo convém que se diga que a igreja católica, que surge apenas no século IV d. C., não tem nenhuma autoridade de fixar Pedro como o seu primeiro Papa, afinal este morreu muito antes do surgimento do catolicismo.
Mas o que nos interessa neste artigo é desmistificar a passagem:
 
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
 
E vamos primeiramente analisar devidamente o contexto:

 

O Contexto

Jesus perguntou a Seus discípulos quem diziam os homens que Ele era. Eles responderam que os homens diziam que Ele era João Batista, Elias, Jeremias ou um dos profetas. Então, Jesus perguntou quem eles diziam que Ele era. E Pedro respondeu que Jesus é o Messias, o Filho do Deus vivo (Mateus 16:13-17). E Jesus disse: “E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la” (Mateus 16:18).
 
 
Petrus e Petra
 
Católicos afirmam que Jesus fez um jogo com as palavras  Petrus (Pedro) e petra (pedra), para indicar que Pedro é a pedra sobre a qual a Igreja foi edificada. Mas é evidente que existe diferença entre petros e petra. O primeiro significa um “fragmento de rocha”; já o segundo significa uma “massa” de rocha. Ora, existe uma grande diferença entre uma massa rochosa e apenas um pedaço (fragmento) de uma. Corte uma rocha em pedaços e você terá um petros. Conserve uma massa rochosa inabalável e você terá uma petra!
 
Assim, é óbvio que Cristo estava se referindo a duas coisas diferentes, como o próprio léxico de Concordância nominal de grego e hebraico Strong, o mais reconhecido léxico grego de todos os tempos, atesta e confirma tal distinção:
Petrus (πετρος): “Aparentemente, palavra primária; um pedaço de rocha; como um nome, Petrus, um apóstolo: Pedro” (4074).
Petra (πετρα): “Feminino da Petrov – Petrus 4074, uma massa de rocha, literal ou figurativamente” (4073).
 
Dito em termos simples, Jesus disse a Pedro:
 
Tu és PETRUS…” – Um fragmento de pedra.
E sobre a sua revelação:
Sobre esta PETRA” – Uma rocha firme; uma massa de rocha.
 
Ou seja, Pedro é um fragmento de pedra edificado sobre a massa rochosa, que é a confissão de Pedro de ser Jesus o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Seria muito estranho que o fundamento da Igreja (petrus) fosse apenas um “fragmento” de pedra, e não uma massa rochosa. Fundamentos não são e nunca foram apenas “pedaços” de pedra! Fundamentos são massas firmes e inabaláveis de rocha. O fundamento é o próprio Cristo Jesus como afirma noutro local a escritura:
 
 
Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo”
1 Coríntios 3:11
 
 
O fato é que Jesus não estava rebaixando o nível de Pedro. Pelo contrário, ele estava reconhecendo Pedro como um pedaço de pedra importante na Igreja, que estava edificada sobre uma pedra maior, uma massa de rocha inabalável, como o fundamento da Igreja, que é o próprio Cristo que ele havia confessado (Efésios 2:19-22; 1 Pedro 2:4-8).
Além disso, é válido salientar também o fato de que petrus é uma palavra masculina, enquanto que petra é uma palavra feminina. Portanto Cristo com certeza não estava se referindo a Pedro no feminino (o que seria um total absurdo, pois Pedro era homem!). É então óbvio que a referência do Senhor era sobre a (feminino) confissão dele, e não sobre o (masculino) próprio Pedro.
 
Ademais, no original grego a palavra petra é um feminino singular e está na terceira pessoa, enquanto que petrus é um masculino plural e está na segunda pessoa. Essas diferenças são marcantes no grego e eliminam por completo as chances de a "pedra" ser o próprio Pedro, afinal, se a pedra fosse Pedro, Jesus teria deixado isso claro, e não lançado mão do contraste entre petrus e petra.
Quando Jesus falou a respeito de Jerusalém, Ele o fez nas seguintes palavras:
 
Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados.” 
Lucas 19:43
 
Este “sobre ti” vem do grego επι σε (epi se). Seguindo essa mesma lógica, Cristo poderia se referir a Pedro da mesma forma que fez com Jerusalém, sem rodeios e nem jogo de palavras, desta maneira: “…tu és Pedro, e sobre ti edificarei a minha Igreja…”. Entretanto, não foi isso o que Cristo fez. Ele lançou mão da diferença entre petrus e petra, pois a revelação de Pedro a respeito de Cristo é exata, pois Cristo é o único fundamento da Igreja (1 Coríntios 3:11). 
 
 

Pedro é retratado como sendo uma das colunas, e não o próprio fundamento da igreja

 
 
“Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim [Paulo] e a Barnabé em sinal de comunhão…” 
Gálatas 2:9
 
 
Pedro afirma que Jesus é pedra principal
 
 
E isso está de acordo com o testemunho do próprio Pedro, que nunca disse ser a pedra da igreja, mas sempre afirmou que essa pedra era Jesus:
 
Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’. Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.”
Atos 4:11-12
 
Aqui, o Apóstolo cita Salmos 118:22, que fala sobre a pedra rejeitada pelos construtores, e o aplica a Jesus, e não a si mesmo. A propósito, o próprio Senhor Jesus aplicou tal texto em referência a Si mesmo nos Evangelhos (Mateus 21:42; Lucas 20:17-18). Jesus também se referiu à Pedra como sendo a Sua Palavra, a qual é o único alicerce seguro para o homem (Mateus 7:24-25), e que Ele é a Palavra Viva (João 1:1; Marcos 8:38; João 3:34; 6:63,68; 17:8).
 
Na sua segunda carta, Pedro disse que ele (como os demais cristãos) eram “pedras vivas” edificadas sobre a pedra principal (angular), que é Cristo:
 
 
À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele — vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. Pois assim é dito na Escritura: ‘Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado’. Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa; mas para os que não creem, ‘a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular’, e, ‘pedra de tropeço e rocha que faz cair’. Os que não creem tropeçam, porque desobedecem à mensagem…'”
1 Pedro 2:4-8
 
Veja que aqui, além de Pedro citar novamente o Salmo 118:22, ele também cita Isaías 28:16, que diz: “Por isso diz o Soberano Senhor: “Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado”.
O apóstolo Paulo disse que Jesus é esse “alicerce seguro” da igreja:
 
Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.”
1 Coríntios 3:11
 
E Paulo escreveu isso justamente a alguns facciosos e sectários de Corinto que queriam pôr o próprio Paulo ou Apolo ou Pedro no lugar desse alicerce da igreja, o qual é Cristo! Veja:
 
Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: ‘Eu sou de Paulo’; ‘eu de Apolo’; ‘eu de Pedro’; e ‘eu de Cristo’. Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo? … Pois quando alguém diz: ‘Eu sou de Paulo’, e outro: ‘Eu sou de Apolo’, não estão sendo mundanos? … Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo… Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus.”
1 Coríntios 1:11-13 e 3:4, 11, 21-23
 
Paulo também escreveu aos cristãos gentios em Éfeso, dizendo-lhes:
 
Vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito”
Efésios 2:19-22
 
 

Quem é o maior?

 
Mas voltando à frase em análise, também quando Pedro fez sua declaração de fé, o fez em nome de todos os demais discípulos, pois a pergunta havia sido feita para o grupo. Nenhum dos discípulos jamais entendeu que Jesus estava concedendo a Pedro uma distinção especial entre eles, haja vista que continuavam discutindo sobre quem seria o maioral entre eles (veja Mateus 18:1). Caso Jesus tivesse dado a Pedro uma posição de liderança não haveria mais motivo para tanta discussão. Note que essa discussão ocorreu depois do acontecido em Mateus 16:13-17.
 

Outros argumentos

 
Os escritores do Novo Testamento jamais fizeram menção de qualquer autoridade revestida sobre Pedro. Ao contrário, como homem falho (não infalível como as católicos afirmam a respeito do Papa), Pedro foi algumas vezes repreendido pelo Senhor e por Paulo (Mateus 16:21-23; Atos 10:13-15; Gálatas 2:11-14).
Não há indicação alguma de que Pedro tenha sido o chefe da igreja primitiva. Quando o primeiro concilio reuniu-se em Jerusalém, Pedro apenas teve a função de introduzir o assunto (Atos 15:6-11). Tiago parece ter tido uma posição mais importante, assumindo a reunião, dando o seu parecer e fazendo o pronunciamento final (Atos 15:13-21). Em nenhum evento Pedro é referido como sendo a única “coluna” da Igreja. Ao contrário, Paulo fala de “colunas” (no plural), tais como “Tiago, Pedro e João” (Gálatas 2:9). Pedro nem mesmo foi o primeiro citado entre as colunas. Aliás, o próprio Paulo, e não Pedro, foi visto (erroneamente) como “o principal cabeça da seita dos nazarenos (os cristãos)” (Atos 24:5).
 
E quanto às chaves do Reino dos céus que Pedro recebeu do Senhor?
 
Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus.” 
Mateus 16:19
 
As chaves do Reino dos céus” não foram dadas somente a Pedro, mas também a todos os discípulos:
 
“Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu” 
Mateus 18:18
 
E significam autoridade para pregar o Evangelho, aceitando novos membros verdadeiramente convertidos e excomungando os apóstatas, como o próprio Jesus evidenciou nos versículos anteriores, isto é, Mateus 18:15-17. Pedro fez uso dessas chaves ao rejeitar na comunidade o casal de mentirosos Ananias e Safira, em Atos 5:1-10, e ao aceitar, juntamente com os outros apóstolos, multidões de novos membros em todo o livro de Atos dos Apóstolos. Veja também 1 Coríntios 5:5 e 1 Timóteo 1:20, onde Paulo também faz uso dessas chaves.

 

Conclusão

 
 
Dizer que Pedro é a pedra da Igreja, além de deturpar as palavras de Cristo é (convenientemente) para a igreja católica usurpar o lugar que é só dEle (pois Cristo é que é a Pedra da Igreja como o próprio Pedro e Paulo afirmaram).
O pressuposto católico contradiz o testemunho do próprio Pedro, que afirmou categoricamente que Cristo é que é a pedra da Igreja (Atos 4:11-12; 1 Pedro 2:4-8). Além do mais, a crença de Pedro como primeiro Papa também não possui nenhum respaldo bíblico. Portanto, devemos rejeitar tais ideias heréticas e blasfemas!

 

Fonte:

Pedro é a Pedra da Igreja e o primeiro Papa?

defendendoafecrista.wordpress.com/2017/12/31/pedro-e-a-pedra-da-igreja-e-o-primeiro-papa/