Qual era a aparência física de Jesus?

16/10/2020 12:10
                     
 
Qual era a aparência de Jesus?
Ninguém pode afirmar com toda a certeza face a documentos históricos! A Bíblia não descreve a aparência de Jesus. Isso indica que a aparência dele não é importante. No entanto, existem muitas pessoas que acham que Jesus era um homem rude e sem beleza, será isso verdade face à escritura?
É muito comum no meio cristão se referir que a aparência de Jesus não seria de grande beleza, isso ocorre devido a uma passagem do Velho Testamento em que, sendo profética relativamente ao Messias esperado, parece indicar isso mesmo:
Porque foi subindo como um renovo diante dele e como raiz de uma terra seca. Não tinha boa aparência nem formosura; olhamos para ele, mas não havia nenhuma beleza que nos agradasse.

Isaías 53:2
 
Mas será mesmo isso que a passagem indica? Que Jesus era ...” feio” ...
 

O que diz a Bíblia no seu contexto geral?

 
A Bíblia dá-nos uma ideia de como Jesus era.
·       Características: Jesus era judeu e provavelmente tinha as características do povo da sua mãe. (Hebreus 7:14) Pelos vistos, Jesus não era muito diferente dos outros, tanto é que em certa ocasião ele viajou secretamente da Galileia para Jerusalém e não foi reconhecido. (João 7:10, 11) A aparência de Jesus não se destacava nem entre os seus discípulos. Prova disso é que Judas Iscariotes teve de identificar Jesus no meio de uma multidão, o que mostra que ele era parecido com as outras pessoas. — Mateus 26:47-49.
·       Cabelo: É pouco provável que Jesus tivesse cabelo comprido porque a Bíblia diz que “ter cabelo comprido é uma desonra para o homem”. — 1 Coríntios 11:14.
·       Barba: Jesus tinha barba. Ele seguia a lei judaica, que proibia os homens de ‘aparar a barba de forma a desfigurá-la’. (Levítico 19:27; Gálatas 4:4) Além disso, a Bíblia também menciona a barba de Jesus numa profecia sobre o sofrimento pelo qual ele passaria. — Isaías 50:6.
·       Corpo: Tudo indica que Jesus era forte fisicamente. Durante o seu ministério, ele viajou vários quilómetros a pé. (Mateus 9:35) Em duas ocasiões, ele foi até ao templo e derrubou as mesas dos vendedores. Numa dessas ocasiões, ele expulsou, com um chicote de cordas, os animais que estavam a ser vendidos ali. (Lucas 19:45, 46; João 2:14, 15) Uma enciclopédia * diz: “A inteira narrativa dos Evangelhos indica que [Jesus] era forte e tinha uma boa saúde física.” — Volume IV, página 884.
·       Expressões faciais: Jesus era amoroso e importava-se com as pessoas. Sem dúvida, as expressões faciais dele mostravam isso. (Mateus 11:28, 29) Todo o tipo de pessoas procuravam Jesus em busca de consolo e ajuda. (Lucas 5:12, 13; 7:37, 38) Até as crianças se sentiam à vontade ao pé de Jesus. — Mateus 19:13-15; Marcos 9:35-37.
 

Mas e então a passagem de Isaías significa ou não, que Jesus tinha pouca beleza?

 
Em primeiro lugar, como sempre, é importante que se contextualize a passagem de Isaías. Ela está no capítulo 53 do livro do profeta onde este faz uma profecia sobre o Messias como O Servo Sofredor:
 
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.


Isaías 53:2-6
 
E realmente nessa espantosa profecia, que foi escrita mais de 700 anos antes do nacimento de Jesus, lemos que “não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele”.
Mas o que é muitas vezes esquecido é que essa visão dada a Isaías sobre o Messias é exatamente durante a sua paixão, durante a agonia do calvário. E isso fica claro nos últimos versículos do capítulo anterior:
Como muitos pasmaram à vista dele — pois o seu aspeto estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua aparência, mais do que a dos outros filhos dos homens —,
assim causará admiração às nações, e os reis fecharão a sua boca por causa dele. Porque verão aquilo que não lhes foi anunciado, e entenderão aquilo que não tinham ouvido.”


Isaías 52:14,15
 
Devemos saber que os textos originais não eram divididos em capítulos e é evidente que os últimos versículos de 52 completam o 53, dessa forma entendemos facilmente o porquê de Jesus não apresentar boa aparência nesse caso específico pois Ele tinha sido totalmente desfigurado pela violência a que foi sujeito.
Aliás usar a passagem de Isaías 53 para dizer que Jesus não tinha formosura iria entrar em conflito gritante com uma outra passagem também do Velho Testamento que sendo claramente uma descrição do Messias diz exatamente o contrário:
 
O senhor, ó rei, é o mais formoso dos filhos dos homens

Salmos 45:2
 
E nós sabemos que a escritura não tem contradições, logo a nossa tese é correta. Dessa forma fica claro que as teorias de um Jesus “feio” são descabidas face à escritura. Realmente não existe uma descrição clara do rosto de Jesus e isso só mostra como isso é irrelevante, mas ainda assim não devemos ser iludidos por teorias que não encontram respaldo bíblico.
Um abraço

 

Fontes:

Bíblia Sagrada
Qual era a aparência de Jesus?
https://www.jw.org/pt-pt/ensinos-biblicos/perguntas/qual-era-aparencia-de-jesus/