Que Ele cresça e que eu diminua

04/01/2018 22:25
                   
 
Houve então uma questão entre os discípulos de João e os judeus acerca da purificação.
E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele.
João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.
Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.
Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.
É necessário que ele cresça e que eu diminua.

João 3:25-30
 
 
No início de um novo ano sempre meditamos nas atitudes que gostaríamos de mudar em nossas vidas no ano que começa. E sem nos querermos intrometer na vida do leitor podemos recomendar uma que sempre trará grandes benefícios ao cristão: Que em nossa vida Jesus cresça e nós diminuamos!
 

Ministério de João VS ministério de Jesus

 
 
Quando lemos a passagem acima a dedução óbvia é que João está falando do crescimento do ministério de Jesus em detrimento do seu pessoal, mas existe uma mensagem mais profunda que qualquer cristão deve interiorizar e que neste artigo analisaremos.
João tinha sido enviado para preparar o caminho para Jesus e, agora que Jesus tinha começado seu ministério, o trabalho de João estava completo. Os discípulos agora deveriam seguir Jesus. João Batista era como o amigo do noivo (elemento que preparava e ajudava o noivo no casamento judaico), que o servia e não era o alvo principal da atenção (João 3:27-29).
O ministério de João Batista precisava diminuir para dar lugar a Jesus. O próprio João Batista explicou que era exatamente isso que precisava acontecer.
 
 

Que Ele cresça...

 
 
Todos precisam ouvir sobre Jesus! Quando alguém se converte, o ministério de Jesus cresce. Nosso grande objetivo deve ser contar as boas notícias sobre Jesus para todas as pessoas, para que cada vez mais pessoas conheçam Jesus e o Reino de Deus cresça
Mas também em nossas vidas individuais, devemos procurar conhecer Jesus cada vez mais. Ele precisa ser o centro de cada área de nossas vidas. Quanto mais buscamos a Jesus e nos submetemos a ele, mais Jesus cresce dentro de nós (Gálatas 2:20).
 

E eu diminua

 
 
Quantas vezes procuramos glória, fama, louvor para nós próprios? Mas esse não deve ser nosso objetivo principal. Ainda que possamos ser  conhecidos e até admirados, Jesus deve receber a maior glória (Salmos 115:1). João Batista foi famoso e teve muitos seguidores. Mas tudo que ele dizia e fazia apontava para Jesus. João não pregava por causa da fama nem pelo privilégio, ele trabalhava para que Jesus recebesse a glória. Por isso, quando Jesus começou a ter mais seguidores, João Batista não sentiu inveja mas ficou feliz. Seu grande sonho estava se cumprindo!
 
 
Que ele cresça e eu diminua” significa então em primeiro lugar uma mudança de prioridades. Em vez de nos preocuparmos com a nossa própria glória, procuramos a glória de Jesus. Assim, quer sejamos muito conhecidos e admirados, quer tenhamos um trabalho discreto, encontraremos sempre satisfação em ver a glória de Jesus crescer. Diminuir nos livra do medo de perdermos nossa alegria. Não temos mais a pressão de lutar por glória pessoal, que desaparece tão facilmente. Podemos nos alegrar com o sucesso de outras pessoas, sem nos sentirmos ameaçados. 
Nós falhamos mas sabemos que a glória de Jesus vai continuar a crescer, de todas as formas! Glorificar Jesus é muito mais importante que procurar glória pessoal. Devemos sempre lembrar que Jesus, o Rei do Universo se despojou de sua coroa para habitar humildemente entre nós e sem títulos ou vaidades jamais se deixou convencer pelas glórias deste mundo, ainda que todas lhe tenham sido oferecidas (Mateus 4:8,9). Jesus sempre foi fiel à sua missão e nem inimigos poderosos e mesmo a cruz o demoveram!
 
 

Mais de TI, menos de mim

 
Mas acima de tudo “Que ele cresça e eu diminua” significa que devemos tentar nos assemelhar cada vez mais a Jesus em nossas vida.  Deixar Jesus crescer e nós diminuirmos não é anular nossa identidade individual, mas sim mudar nossas prioridades. Sabemos que Jesus foi perfeito em toda a sua conduta e se desejamos ter um modelo de vida a nível de valores, obviamente Jesus é o modelo a seguir.
Para que isso aconteça o nosso “eu”, que é dominado pelo orgulho, arrogância, vaidade e todas as outras vãs coisas que ainda nos prendem ao mundo e impedem que nos assemelhemos ao Mestre devem diminuir. Como é óbvio temos nossos dons e mais valias mas sempre devemos usar as mesmas tendo como modelo a conduta de vida de Nosso Senhor e assim sim, nosso sucesso será máximo, tanto a nível pessoal como espiritual, pois na verdade não devemos esperar a glória vinda dos homens, que é efémera e passageira, e sim devemos esperar a glória que vem de Deus.
 
 
Então Senhor eu te rogo, por mim que escrevo estas linhas e por todos que as lerem, neste novo ano que tu cresças em nossos corações e todos nós diminuamos no ego que ainda nos prende aos valores mundanos.

Amém!

 
Mas Jesus chamou-os a si, e disse: Sabeis que os governadores dos pagãos dominam os seus vassalos, e sobre eles os grandes exercem autoridade.
Não é assim entre vós. Mas quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;
e quem quiser ser o primeiro entre vós, será esse o vosso servo.
É assim que o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

Mateus 20:25-28

 

Fontes:

O que significa "que ele cresça e eu diminua"?