Trabalhar enquanto é dia

26/05/2016 16:06
                         
 
Prestes a fazer um dos seus muitos milagres Jesus fez uma declaração que não deve ser encarada de ânimo leve por nós cristãos:
“Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.”
João 9:4 
Como cristãos todos temos uma função evangelista, a salvação de almas deste mundo de dor e morte deve ser para nós uma prioridade em nossa vida, pois esse foi um pedido/ordem dada por Jesus:
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.”
Marcos 16:15
Mas infelizmente nem todos os cristãos têm essa consciência, e por medo, preguiça ou outra qualquer razão levam a sua vida de certa forma levianamente essa importante tarefa. Infelizmente alguns acham que estão “salvos” e que devem apenas viver o seu dia a dia sem funções de evangelização. 
Realmente todo o evangelista sabe que esse trabalho não é fácil, o desprezo, o insulto e até a conotação a loucos fanáticos é muitas vezes feita pelos descrentes e ímpios que na verdade pretendemos ajudar, mas isso não deve ser surpresa pois se ao nosso mestre deram uma coroa de espinhos, a que propósito é que nós devemos esperar uma coroa de rosas?
No entanto o nosso Mestre nos avisa por diversas vezes que essa é uma importante função para todo o cristão, aliás até a mais importante e que devemos executar em conjunto com todas as outras nossas atividades diárias, sejam elas profissionais ou não. Família, amigos, colegas de trabalho e até desconhecidos todos devem ter a oportunidade de ouvir a palavra de Jesus e saber a verdade sobre o que se passa neste mundo. Se a aceitarem ótimo, mais uma alma salva. Se a rejeitarem, entregue em oração a Deus pois você já fez o seu trabalho, não deve insitir, a não ser em casos especiais.
 

Enquanto é dia...

Quando Jesus afirma “Enquanto é dia” ele quer dizer “Enquanto estou no mundo”, nesses dias a noite de sua morte já não estava distante e aí cessariam as suas atividades humanas na terra. Assim como a noite natural não pode chegar antes de sua hora certa, Jesus também sabia que o dia de sua vida estava marcado por limites não menos claros. Mas enquanto ainda era dia claro, ele precisava de fazer a obra que seu Pai lhe confiara, essa era a sua missão.
Atualmente vivemos a época da graça, quando a Igreja de Cristo dá continuidade à sua obra, sob a liderança do Espírito Santo. Este é o nosso dia de oportunidade e as horas deste dia devem ser cheias de atividades inspiradas pelo Espírito Santo. Este é o tempo de ganhar almas, um santo ministério, porque a noite vai chegar e depois amargaremos se não tivermos feito o que nos foi pedido para fazer e que devíamos ter feito quando tivemos a oportunidade.
Os ímpios e ignorantes precisam ser advertidos de que hoje é o dia da graça, quando podem ser libertos da culpa e purificados dos seus pecados. Porém, se esse dia da oportunidade for desprezado, passará e nunca mais voltará, as consequências serão eternas.
Use o seu talento, fale, pregue, discuta educadamente, use as redes sociais postando o evangelho, gostando e divulgando a obra de outros cristãos, etc, mas não fique em silêncio, jamais deixe de fazer alguma coisa pelo Senhor Jesus.
Não desperdice a oportunidade de recuperar a sua honra, não desperdice a oportunidade de ajudar os seus irmãos e acima de tudo não desperdice a oportunidade de agradar Àquele que deu a sua vida para que você recuperasse a sua!
 
Trabalhe, pois vem a noite!
Trabalhe ao brilho do Sol.
Preencha com trabalho suas brilhantes obras, 
Pois o descanso virá, certo e breve.
Dê a cada minuto que passa
Algo para guardar em depósito.
Trabalhe, pois vem a noite,
Quando ninguém mais trabalha.
 

Fontes:

Na elaboração deste artigo foram utilizados trechos do livro:
- Todas as parábolas da Bíblia, de Helbert Lockyer