Um jovem vestido apenas com um lençol (Marcos 14: 51-52) – O cristianismo superficial

11/03/2021 11:36
                                            
       
E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão.
Mas ele, largando o lençol, fugiu nu.


Marcos 14:51,52
 
O evangelho de Marcos revela um fato exclusivo e, no mínimo, curioso no momento que Jesus está sendo levado pela guarda ao Sinédrio. Um homem vestido com apenas um lençol está seguindo Jesus e quando a guarda tenta prendê-lo, o jovem acaba deixando cair o lençol e foge nu.
Mas nós sabemos que NADA no evangelho está lá por acaso e se este episódio está relatado tem com certeza muita relevância.

Quem era este jovem?

E antes de avançarmos no que esta curta mensagem significa é importante referir que existe a teoria de este jovem poder ser o próprio Marcos o evangelista, e por isso ter relatado este acontecimento. Mas quanto a isso não existe qualquer comprovação no evangelho e como tal essa teoria deve ser descartada e não é com certeza o ponto fulcral da mensagem.
Para nós este jovem representa sim, como veremos adiante, uma franja numerosa de cristãos: Os cristãos mornos e sem compromisso.
 

O contexto

Jerusalém estava vivendo a noite mais dramática da sua história. Judas liderava a turba de sacerdotes e soldados que iam prender Jesus. Já era noite. Muitas pessoas apenas olharam a cena, mas um jovem não se conteve. Do jeito que estava enrolado em um lençol, pulou de sua cama e infiltrou-se no meio da turba que estava levando Jesus preso. Não se apercebeu que lençol não é roupa. Não se deu conta que estava indevidamente vestido e que poderia ser desmascarado e exposto ao vexame.
 

Cristianismo morno, sem compromisso

Esse jovem é um símbolo daqueles que supostamente seguem o cristianismo, mas sem saber direito o que está acontecendo. Ele representa os seguidores ocasionais e os discípulos de plantão. Ele estava seguindo a Jesus, mas sem medir as consequências. Ele estava vestido inconvenientemente e despreparado para enfrentar as dificuldades. O texto  nos ensina algumas lições:
Em primeiro lugar, os que se cobrem com um lençol são um símbolo dos que seguem a Cristo sem compromisso. Aquele jovem tornou-se um discípulo casual. Faltava-lhe o compromisso com Jesus. Ele era um discípulo de improviso. Seguia Jesus apenas da boca para fora, circunstancialmente. Muitos ainda hoje, estão na igreja ou se dizem cristãos, mas não seguem a Jesus de verdade. Estão no meio da multidão, mas não leem a Bíblia e logo verdadeiramente não conhecem a Jesus nem tem qualquer aliança com ele. Dizem que são cristãos, mas na hora que é preciso...fogem...
Em segundo lugar, os que se vestem com um lençol são um símbolo daqueles que vivem superficialmente. O lençol era a única cobertura que aquele jovem possuía. Era, portanto, um arranjo, uma proteção superficial. Não havia mais nada além daquilo que era aparente. Quando lhe arrancaram o lençol, não havia mais nada para lhe proteger a vergonha. Há muitas pessoas ainda hoje, que vivem uma vida rasa, descomprometida, superficial relativamente ao cristianismo. Têm apenas um verniz, uma casca de piedade, mas nenhuma essência de santidade. 
Em terceiro lugar, aqueles que se cobrem com um lençol são adeptos do pragmatismo. Eles preferem o que dá certo em lugar do que é certo. Não era certo sair de lençol, mas naquele momento deu certo. Era noite e pensou que poderia ficar despercebido. O lençol enrolado no corpo, à noite, parecia-se com vestimenta decente. A escuridão favorecia esse tipo de arranjo. Ele pensou: “ninguém saberá, então, eu vou fazer”. Sua ética era a ética do momento, da conveniência. Muitos ainda hoje agem desta mesma forma. Estão mais preocupados com resultados do que com a verdade; buscam mais a conveniência pessoal do que fazer o que é certo diante de Deus.
 

Os jovens “nus” atualmente

E se naquele importante e fatídico dia existia um jovem que despreparado fugiu nu e envergonhado, hoje também neste importante tempo não faltam “cristãos” vestidos apenas com um lençol.
Este tipo de cristão é morno, é apenas um cristão de circunstância. Até simpatiza com Jesus e o cristianismo, mas também simpatiza com o sistema do mundo, mas esquecem que o próprio Senhor Jesus diz que “...não se pode amar a dois senhores...” (). São politicamente corretos e na hora da verdade e quando é preciso, não se posicionam ao lado da palavra de Deus e do evangelho.
Num mundo de mentiras, pactuam com elas se enganando a si mesmo e aos outros de forma a poderem ser aceites pelo sistema. Pregar o evangelho e alertar para o juízo é algo que nunca, ou quase nunca fazem no mundo real, e na hora da verdade se posicionam com a maioria ao lado das massas hipnotizadas pelas mentiras do sistema atualmente anti cristão que vivemos. Ora isto é uma vergonha para o verdadeiro cristianismo, pois estas pessoas se dizendo cristãs passam uma ideia totalmente errada do que é ser verdadeiramente cristão, o verdadeiro cristão JAMAIS pactua seja com o que for do sistema mundano que se oponha ao evengelho, seja na politica, na saúde, etc..
Nas questões fracturantes estão ao lado do mundo e não de Deus, chamando os verdadeiros cristãos de fundamentalistas “teóricos da conspiração”...
No final também estes serão envergonhados...
 

Conclusão

 
Sabemos que, desde Adão, ficar “nu” significa na Bíblia estar coberto de vergonha, e por tudo o acima exposto fica claro que os cristãos nominais e sem verdadeiro compromisso com Deus e o evangelho, não agradam ao Senhor.
O seu compromisso é apenas circunstancial e a maioria das vezes só pensam em Jesus quando vão à igreja (se é que o fazem). Pautando se muitas vezes mais pela religiosidade que pela verdadeira adoração e compromisso também estes se cobrem apenas com um lençol e estando em cima do muro, na hora da tribulação serão os primeiros a fugir para o lado errado, mas na hora da verdade ficarão a nu as suas vergonhas.
Pois bem que fique então claro que para Deus alguém assim não é cristão suficientemente. Você precisa ser um discípulo de verdade, um seguidor de Cristo pronto a viver e morrer com Ele e por Ele, sem precisar fugir envergonhado.
Maranata

 

Fontes:

O PERIGO DE VESTIR-SE COM UM LENÇOL
 https://hernandesdiaslopes.com.br/o-perigo-de-vestir-se-com-um-lencol/
 Quem era o Jovem nu citado na Bíblia?
https://www.acheinabiblia.com.br/2017/06/quem-era-o-jovem-nu-citado-na-biblia.html